CategoriasCuriosidades

Crianças podem comer pimenta?

Muitos adultos gostam de apimentar as coisas adicionando vários tipos de pimentas às suas refeições, mas considerando o quão intensas essas pimentas podem ser, existem algumas especulações sobre o efeito que as pimentas têm nas crianças. Enquanto pequenas quantidades de pimentas representam pouco risco para a maioria das crianças mais velhas com sistemas digestivos bem desenvolvidos, você pode optar por não servir pimentas para crianças mais novas com estômagos sensíveis.

Riscos da pimenta

A capsaicina, um composto químico encontrado em pimentas, representa uma ameaça potencial para crianças pequenas. A capsaicina excretada pelas pimentas ao cortar atua como um forte irritante ocular.

As crianças nunca devem manusear pimentas diretamente, mas se o fizerem, você deve lavar as mãos imediatamente para evitar que esfreguem os olhos e passem por uma experiência dolorosa. As pimentas podem até causar ao seu filho alguns problemas digestivos, incluindo náuseas, vômitos, dor abdominal e diarréia ardente. Algumas crianças aceitam pimentas mais do que outras, mas como regra geral, quanto mais nova a criança, mais sensível é o sistema digestivo. Evite dar pimenta para crianças menores de dois anos e só introduza pimenta em pequenas quantidades para crianças mais velhas.

Benefícios da pimenta

A maioria dos benefícios para a saúde relacionados às pimentas vem mais tarde na vida, mas apresentar seus filhos à comida desde cedo pode torná-los mais propensos a continuar comendo. De acordo com Darren Swan, escritor do Medill Reports da Northwestern University, o uso de capsaicina a longo prazo pode ajudar a matar células cancerígenas, proporcionar alívio gástrico, servir como anti-inflamatório e produzir oxidação de gordura que leva à perda de peso.
Além disso, as pimentas funcionam como um remédio homeopático contra infecções sinusais e infecções de ouvido.

Apresentando pimentas quentes para crianças

A maioria das crianças hesita em experimentar novos alimentos, e muitas resistem a comer comida picante. Para melhores resultados, introduza pimentas na dieta do seu filho o mais gradual possível. Isso permite que as papilas gustativas e o trato digestivo do seu filho se adaptem de forma constante, reduzindo o risco de dor de estômago. Comece com uma pimenta levemente picante, como uma pimenta de banana, antes de introduzir variedades mais picantes, como Jalapeño e pimenta. Corte pequenas quantidades e misture-as em molhos de espaguete, caçarolas ou outros favoritos familiares familiares. Evite misturar as sementes, que contêm a concentração mais forte de capsaicina. Mesmo que seu filho expresse desgosto por pimentas, reutilize-as para permitir que seu filho se acostume com o sabor.

Outra alternativa: pimentão

Se você ainda se sente nervoso sobre a introdução de pimentas na dieta de seu filho, considere iniciar seu filho com pimentão doce. Embora os pimentões não tenham muitos dos benefícios para a saúde associados à capsacina nas pimentas, os alimentos mais saudáveis do mundo explicam que os pimentões ainda fornecem uma quantidade razoável de antioxidantes e fitonutrientes anti-inflamatórios. Além disso, os pimentões contêm grandes doses de vitaminas C, A, K e E, além de muitos minerais benéficos. Prepare os pimentões cortando-os em fatias e servindo-os com um molho de salada leve para um lanche saudável. Alternativamente, sirva pimentões recheados ou salteados para o jantar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *