As pessoas comem o jalapeño há milhares de anos, e é um alimento básico da dieta mexicana como arroz, milho ou tomate. Seu nome significa, literalmente, “de Jalapa”, que é a cidade no México onde foi cultivado pela primeira vez.
O jalapeño tem sido uma escolha popular de pimenta por milhares de anos porque, embora tenha aquele toque de calor que você deseja de uma boa pimenta picante, é relativamente manso e a maioria das pessoas que geralmente não gosta de coisas excessivamente picantes também pode desfrutar a textura e o calor que traz aos alimentos. Curiosidade – no sistema de classificação oficial para pimentas, o sistema Scoville Heat Units, é considerado tão picante quanto a outra pimenta favorita do México, o chipotle, e cerca de 1/600 do calor das pimentas mais picantes do mundo, como como Pepper X e Dragon’s Breath.
O que procurar em um jalapeño?
Existem várias variações para o jalapeño, mas se você quer o autêntico “negócio real” – o jalapeño com a crocância e a quantidade exata de calor – então você deve procurar uma pimenta grossa e curta de cerca de 3-4 polegadas (o apelido do jalapeño é “fat chili” para esta forma). O jalapeño tradicional é uma pimenta bastante consistente, então eles geralmente terão a mesma aparência, e o negócio real também terá sementes de “herança”, então certifique-se de procurar por elas. Algumas das variedades alternativas de jalapeño, que foram cruzadas ou hibridizadas, não terão essas sementes.
Esse jalapeño original e autêntico permanece mundialmente famoso e muito procurado. Só o México tem cerca de 70.000 acres de terra dedicados a cultivá-los – o que equivale a mais de 20 milhões de libras de especiarias incríveis por ano! A pimenta também é produzida em grande quantidade no Texas e no Novo México nos EUA – o jalapeño cresce melhor no clima específico daquela região.